Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Meio Ambiente

ICO2 tem seis ações a menos

BM&FBovespa divulgou a primeira revisão da carteira do Índice Carbono Eficiente, válida de setembro a dezembro de 2011.

A BM&FBovespa divulgou ontem a primeira revisão da carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2), válida de setembro a dezembro de 2011. O indicador é composto pelas ações das companhias participantes do índice IBrX-50 que aceitaram adotar práticas transparentes com relação às emissões de gases do efeito estufa (GEE). O destaque foi a redução de 44 ações de 42 empresas para 38 ações de 37 empresas participantes.

Foi a primeira vez que as empresas tiveram de apresentar o inventário de GEE. Com isso, saíram do índice as ações ordinárias (ON, com voto) de Ecodiesel, as preferenciais (PN, sem voto) da TAM, as ONs da LLX Logística, as PNs série B da Eletrobras, e as ONs das construtoras Brookfield, Cyrela, Gafisa e Rossi Residencial. Entraram no índice Cesp PNB e BR Malls ON.

A ponderação das ações na carteira leva em consideração o grau de eficiência de emissões de GEE das empresas, além do “free float” (fatia do capital da empresa negociada no mercado) de cada uma. Os fatores de emissão são ponderados anualmente, enquanto o “free float” é verificado a cada quatro meses.

Esta é a primeira virada anual do ICO2, que foi lançado em 2010, com a apresentação obrigatória do inventário de GEE. O inventário deveria incluir pelo menos os escopos 1, que inclui as emissões diretas de carbono, e 2, das emissões indiretas, relacionadas ao consumo de energia elétrica. No caso do escopo 3, relativo a viagens aéreas e logística terrestre, as companhias que ainda não fizeram o inventário puderam contar com estimativas realizadas pela consultoria especializada Trucost, contratada pela bolsa.

A Trucost também realizou a harmonização dos dados de emissão enviados pelas empresas participantes. A bolsa informou que a metodologia do ICO2 prevê que as fontes de emissão de escopo 3 deverão ser ampliadas nos próximos anos, a partir de estudos em curso este ano.

As ações com maior peso no ICO2 são Itaú Unibanco PN, com 12,87% do índice, Bradesco PN, com 10,54%, Vale PNA, com 8,66% e AmBev PN com 7,83%. Em seguida aparece Vale ON, com 6,33% – somada com a PN, a Vale fica com 15% do ICO2 -, Banco do Brasil ON, com 5,24%, e Brasil Foods, com 3,74%.

O ICO2 acumula desde 31 de agosto de 2010 queda de 5,80%, para uma perda de 15,58% do Índice Bovespa, principal referencial do mercado, no mesmo período. No ano, a perda do Índice de Carbono é de 14,83%, comparada a um Ibovespa negativo de 20,64%. Já o Índice de Sustentabilidade (ISE) tem queda de 10,69% no ano até ontem.