Com sucesso consagrado, o Festival Sabor Suíno apresenta aos consumidores pratos elaborados com os melhores cortes da carne suína nesta 3ª edição. Como parte das ações do Distrito Federal no Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS, a ação acontece até 30 de setembro em 44 renomados restaurantes da cidade de Brasília com receitas desenvolvidas especialmente para o evento que levam como ingredientes picanha, alcatra, lombo, prime rib e filé mignon suíno, entre outras variedades, e com os preços promocionais de R$ 24,90 e R$ 34,90.
Realizado pela Associação dos Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSuin), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/DF) e o Sebrae/DF, via PNDS, o Sabor Suíno foi criado com o objetivo de desmistificar os preconceitos da carne suína e prestar um serviço ao consumidor, oferecendo um produto versátil, saudável e extremamente saboroso. “Oportunizar aos consumidores encontrar a carne suína nos restaurantes também pode fazer com que eles aprendam a levar para suas casas esse hábito de consumo” comenta o presidente da ABCS, Marcelo Lopes.
Nesta edição, número de estabelecimentos participantes confirmou o prestígio do Festival que vem mantendo sua versatilidade característica, com restaurantes mais sofisticados a estabelecimentos mais cotidianos e descontraídos como é o caso do Bar Brahma. “No ano passado aprimoramos a logística dos frigoríficos para que os restaurantes pudessem manter os pratos mesmo com o encerramento do Festival, mas este ano nosso objetivo é aumentar a venda de carne suína” destacou o presidente da DFSuin, Alexandre Cenci.
Segundo pesquisas, o percentual das despesas com alimentação fora de casa no total das despesas das famílias cresceu de 24,1% para 31,1%, nesse período, ou seja, já representa quase um terço dos gastos com alimentos. Para gerente de Agronegócios do Sebrae Nacional, Ênio Queijada, o Festival vai ao encontro do novo perfil do brasileiro que cada vez mais procura a alimentação fora do lar. “É notável pelo número de estabelecimentos e a presença dos novos cortes que a carne suína está conquistando não só o consumidor, mas também os proprietários dos restaurantes, parte fundamental para o sucesso dessa ação. Estamos investindo num nicho que cresce rapidamente e ampliando nosso relacionamento com um cliente cada dia mais exigente” encerrou o gerente.