Um novo caso de Peste Suína Africano (PSA) foi confirmado na região ao sul da Rússia, na região de Rostov, em Gukovo – a 5 km da fronteira Rússia com a Ucrânia. O Rosselkhoznadzor- Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia, tomou medidas após a detectar o surto.
Um relatório enviado pela Sociedade Internacional de Doenças Infecciosas, afirma que javalis selvagens da Uncrânia não estão separados de seus homólogos russos, o que significa uma ameaça direta e imediata de infecção por PSA.
Na sequência dos surtos anteriores de Peste suína região russa de Rostov, medidas preventivas foram tomadas no leste e sudeste da Ucrânia.
Até agora, a Peste Suína Africana foi diagnosticada em nove regiões administrativas da Rússia, todas no Distrito Federal do Sul. As regiões infectadas foram Chechênia, Ossétia do Norte, Orenburg, Inguchétia, Stavropol, Krasnodar, Rostov, Daguestão, e Kalmykia. Desde o dia 11 de setembro de 2009, a Rússia confirmou 38 surtos de PSA na Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). As informações são do site internacional Pig Progress.