A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou através de um relatório que os casos de gripe aviária já registrados em humanos e aves neste ano mostram que o vírus representa uma ameaça real e contínua para a saúde humana. Segundo a OMS, em 2010 já foram registrados 26 casos da Influenza H1N1 em humanos, com 7 mortes. Os países atingidos são Egito, Vietnã e Indonésia. Em relação aos casos confirmados em aves, o número de países é mais que o dobro. São eles: Bangladesh, Butão, Camboja, Índia, Israel, Mianmar, Nepal e Vietnã.
A presença do H5N1 em aves representa um risco para a saúde de 2 maneiras. A primeira atinge aquele que trabalha no manejo direto da ave, que se estiver infectada, pode transmitir o vírus da gripe aviária, muitas vezes fatal. A segunda trabalha com o risco do vírus sofrer um processo de “rearranjo” com outros vírus da gripe, produzindo uma cepa completamente nova.
“Há um risco constante do vírus H5N1 se combinar com uma outra cepa de gripe”, disse especialista da OMS.
As pessoas podem se proteger do H5N1 evitando o contato com a origem da infecção (por exemplo, manusear aves fora de granjas ou enterrar aves mortas) e fazendo a manutenção de boas práticas de higiene (lavar as mãos, não comprar ou comer aves doentes, abater as aves longe da cozinha e/ou áreas de alimentação). As informações são do site internacional World Poultry.