Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústrias

Caso Doux continua

Audiência pública, sem a presença de representantes da empresa, debatou os atrasos de pagamentos aos produtores integrados.

O deputado Edson Brum (PMDB), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, comandou, nesta quinta-feira (02), uma audiência pública para tratar do impasse entre a Doux Frangosul e os produtores integrados de frango de corte. O debate abordou as dificuldades enfrentadas pelos produtores devido aos meses de atraso no pagamento dos lotes e a necessidade de encontrar soluções para o impasse.
   
Conforme Edson Brum, o não-comparecimento de representantes da Doux Frangosul prejudicou o objetivo da audiência pública. “Discutimos superficialmente as questões pelo fato de termos a posição de apenas um lado, dos produtores”, comentou o parlamentar. “Por isso tomamos a decisão de irmos até a empresa buscarmos explicações”. A data da visita à Doux Frangosul será marcada nos próximos dias.

   
Além de deputados, o encontro contou com a presença de representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), da Secretaria Estadual de Agricultura, da Associação de Criadores de Aves e Suínos, da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), além de produtores, prefeitos, vereadores e secretários de diversos municípios.
 
Acompanhamento
 
Há dois anos, a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo vem acompanhando a situação dos produtores integrados da Doux Frangosul. Conforme o presidente, deputado Edson Brum (PMDB), várias reuniões já foram feitas, inclusive, com a participação da empresa. “Temos procurado resolver este problema que pode criar alguns reflexos negativos, como o desemprego na indústria e o empobrecimento das propriedades que são comandadas por agricultores familiares”, disse Edson Brum. Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.