A Associação Paranaense de Suinocultores (APS) participou na tarde de terça-feira (05) da reunião realizada com o comitê gestor do projeto “Elaboração e implantação de norma para a Produção Integrada (PI) de suínos”, que aconteceu na sede do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), em Curitiba.
A difusão dos conceitos de Produção Integrada (PI) para a área animal é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), visando oferecer à população um alimento seguro e um aumento na competitividade da cadeia de produção, além de garantir a proteção ao ambiente, a segurança do trabalhador e o bem estar animal.
Para conceber a norma técnica de PI o Mapa solicita às instituições que apresentem um projeto. O Tecpar foi convidado para coordenar o projeto que tem como objetivo desenvolver, implementar e validar um modelo de produção integrada (PI) específico para o processo de produção de suínos. O projeto teve início no ano de 2010 e conta com a coordenação da pesquisadora e doutora Carmen Neusa Martins Cortada, do Tecpar, e com recursos do Mapa repassados via CNPq.
Foi constituído um comitê técnico, que é composto por instituições parceiras relacionadas ao agronegócio e ligadas à cadeia produtiva da suinocultura no Estado do Paraná. Este comitê tem a função de elaborar o documento preliminar da norma de PI da cadeia em questão e ajudar a implantar os conceitos de PI em propriedades-piloto para permitir a validação dos documentos técnicos normativos e protocolos elaborados. Desta forma, o Tecpar dispôs-se a desenvolver e testar, em pareceria com os demais agentes, a norma de Produção Integrada de Suínos.
A quarta reunião do comitê gestor contou com a presença de representantes de instituições participantes: APS, Cactrolanda, Embrapa Suínos e Aves, Emater, Faep, Seab, Senar, Ocepar, SFA-PR, UFPG, UEM e UFPR. Além do comitê gestor, fizeram-se presentes representantes do Mapa na pessoa do doutor Kleber Villela de Araújo e Rodrigo Dantas. O Instituto Nacional de Carne Suína (INCS) esteve presente na pessoa do presidente Wolmir de Souza, do coordenador Dilney Echevenguá e da secretária executiva do órgão Waleska Echevenguá. Do Tecpar, além da Dra. Carmen Neusa Martins Cortada, estiveram presentes também a Dra. Roberta Züge e bolsistas do Instituto.
O projeto tem como metas além de criar o comitê técnico, meta esta já foi finalizada; capacitar pessoal especializado em conceitos de PI; implantar e validar a proposta de norma para a Produção Integrada de suinocultura; difundir o conceito de PI para a sociedade e a metodologia PI de suínos entre técnicos e produtores.
No desenvolvimento do projeto serão trabalhadas propriedades que representem os diferentes sistemas de produção. As propriedades escolhidas para implementação do rascunho da norma deverão sair de um consenso dos representantes que compõem o comitê gestor.
“Atualmente os processos de avaliação da conformidade e certificação voluntárias têm se tornado um diferencial competitivo para o mercado. No âmbito da indústria, a existência de normas e de exigências por programas de certificação de produtos e processos está bem estabelecida junto aos empresários e reconhecida pelo público consumidor, pois garante aos seus consumidores o fornecimento de produtos com mais qualidade, influenciando diretamente no aumento da satisfação do cliente e facilitando a venda do produto e a sua introdução em novos mercados”, explica Carmen Neusa Martins Cortada, coordenadora do projeto.