Encerrado o diagnóstico em mais de 60 pequenos e médios frigoríficos de Inspeção Federal e Estadual de todas as regiões de Santa Catarina, elaborado pelo Instituto Nacional da Carne Suína (INCS) e Sebrae, ontem foram apresentados o dados coletados para o Secretário da Agricultura, Enori Barbieri e o Diretor do Micro Bacias, Gelson Sorgatto, em Florianópolis.
De acordo com o coordenador do INCS, Wolmir de Souza, as grandes agroindústrias tem os dados com relação a empresa, integrados, fornecedores e mercado, “mas os demais não tinham nenhum dado concreto, por isso passamos por todas as regiões do Estado fazendo este levantamento, mostrando a realidade da cadeia toda e apresentamos ontem para o Secretário”, diz. No relatório, também constam os dados dos produtores não integrados e principais mercados para o produto.
De acordo com o coordenador do INCS, o projeto Micro Bacias tem recursos para investir neste setor e também em projetos como a Coopesul de Xavantina, onde produtores se reúnem para melhor comprar e vender, com segurança na comercialização.
Para os próximos dias, a coordenação do INCS deve apresentar uma proposta, não de isenção de impostos, mas de colaboração justa com o setor, nos moldes que trabalham cervejarias artesanais e que competem de igual com as grandes, com qualidade.
Campanha com Ratinho
Após a elaboração do diagnóstico e implantação das normas de produção e industrialização dos produtos a base de carne suína, será criado um selo de qualidade que irá identificar os produtos dos frigoríficos parceiros do INCS. Para a campanha publicitária, o apresentador Ratinho será o “garoto propaganda” para divulgação e conhecimento dos produtos.