Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Milho sem espaço

Faltam armazéns para guardar milho safrinha no MT. Silos ainda estão ocupados com cereal da safra passada.

Milho sem espaço

Principal produtor de milho safrinha, Mato Grosso já colheu 80% dos 2 milhões de hectares cultivados, informa o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). A colheita está 35,5% adiantada em relação a igual período do ano passado, quando 44,5% da área havia sido colhida. Como o plantio e a colheita da soja foram antecipados em Mato Grosso na safra 2009/2010, o calendário do milho, cultivado em sucessão, também foi alterado.

Os produtores já enfrentam dificuldades com a falta de espaço para armazenar o milho, problema que no ano passado só se acentuou a partir de agosto.

Em Lucas do Rio Verde, com 94% da safra já colhida, grande parte dos armazéns ainda guarda milho do ano passado, diz o presidente do Sindicato Rural, Júlio Cinpak. “A solução seria o governo aumentar o volume ofertado de prêmios para escoamento de milho, a fim de evitar os deságios nos leilões”, diz. “Para a nossa região são ofertadas apenas 120 mil toneladas por leilão. Como o limite é de mil toneladas por produtor, cada leilão atende só 120 produtores.” Cinpak defende a manutenção do limite por produtor, mas com um volume maior.