Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde

Resistência à antibióticos

Genes resistentes à medicamentos utilizados na produção animal podem ser transferidos entre humanos e outros animais, segundo estudo.

Resistência à antibióticos

As infecções do trato urinário estão cada vez mais difíceis de se tratar devido ao aumento das resistências aos atuais antibióticos, alertam especialistas num estudo publicado no Journal of Medical Microbiology.

O problema, dizem os autores, tem origem no uso excessivo de antibióticos na pecuária, que depois entram na cadeia alimentar.  Um trabalho da equipe de cientistas da Universidade de Hong Kong revelou que a resistência aos antibióticos passa, desta forma, dos animais para o homem.

Os autores debruçaram-se sobre a bactéria Escherichia coli, que é responsável pela maioria das infecções urinárias em humanos e detectaram a presença, tanto no homem como nos animais, de um gene idêntico responsável pela resistência aos antibióticos.

O gene, designado por aacC2, codifica a resistência à gentaminica, um antibiótico de uso comum, e foi identificado em cerca de 80% das 249 amostras retiradas de animais e do homem.