Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Campylobacter em ascensão, Salmonelose declina

Relatório de entidades européias relata o comportamento de algumas zoonoses do continente.

Redação (23/01/2009)- A Autoridade de Segurança Alimentar da Europa (EFSA) e o Centro de Prevenção e Controle de Doenças Europeu (ECDC) publicaram um relatório analisando as infecções passadas de animais para humanos (zoonoses).

O relatório afirma que, em 2007, as infecções causadas pela bactéria Campylobacter encabeçam a lista das doenças analisadas na União Européia e o número de contaminações por Salmonela caiu pelo quarto ano consecutivo. Casos de listeriose permanecem estáveis.

No ano citado foram registrados 200507 casos contra 175561 em 2006, um aumento de 14,2%. Os casos de Salmonelose caíram de 164011 para 151995. No caso da listeria, foram computados 1554 casos, porém com maior taxa de mortalidade entre as 3 zoonoses.

"Muitas bactérias podem contaminar nosso alimento. É muito bom ver os números de salmonelose caindo devido ao controle de manuseio. Porém, são necessárias ações mais eficazes no controle da Campylobacter e Listéria". disse o diretor da Coorporação Científica do EESA, Hubert Deluyker