Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Abramilho antevê que 2009 será um ano diferenciado

Enquanto lidam com as dificuldades conjunturais, os produtores terão de aprender a trabalhar com as novas sementes para manter o milho brasileiro competitivo nos próximos anos.

Redação (11/02/2009)- Com um estoque de passagem marcando um recorde histórico, uma quebra de safra estimada em até 15% do volume e, ainda, o início do plantio de seis novas variedades de milho geneticamente modificado, com a implantação de novas regras para o plantio, 2009 só pode, mesmo, ser considerado um ano diferenciado para o setor de milho, segundo analisa o presidente-executivo da Abramilho, Odacir Klein. "Enquanto lidam com as dificuldades conjunturais, os produtores terão de aprender a trabalhar com as novas sementes para manter o milho brasileiro competitivo nos próximos anos", avalia.

Klein destaca que as liberações, pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), das primeiras seis variedades de milho geneticamente modificado em 2008 também foram acompanhadas da definição de uma série de normas a que o cultivo dessas sementes deve obedecer.

"As liberações ocorreram em um contexto normativo gerador de segurança para quem planta, colhe, transporta, armazena, transforma e consome", explica o presidente-executivo da Abramilho. "A CTNBio aprovou normas de coexistência das sementes transgênicas com as convencionais, bem como de monitoramento da movimentação dos produtos e a segregação na armazenagem, e isso exige preparo", completa.

Abramilho capacita para novas regras
Para garantir que produtores, transportadores e armazenadores se familiarizem com as novas normas de produção e movimentação de milho transgênico, a Abramilho promoverá palestras, painéis e distribuirá material informativo em diversos eventos. Durante a Expodireto Cotrijal 2009, que acontecerá em março, na cidade de Não-Me-Toque (RS), os interessados poderão acompanhar o 1° Fórum Nacional do Milho, a ser realizado durante a feira, das 14 às 18h do dia 16 de março. A programação do evento está disponível no site da Abramilho:
www.abramilho.org.br.

A Abramilho lembra que já estão liberadas pela CTNBio as sementes transgênicas T25 (Bayer), com tolerância ao glufosinato de amônia, MON 810 (Monsanto) e Bt 11 (Syngenta), ambos resistentes à lagarta-do-cartucho, NK 063 -RR2 (Monsanto) e GA 21 (Syngenta), tolerantes ao glifosato, e Herculex (Du Pont e Dow Química), resistente à lagarta-do-cartucho e tolerante ao glufosinato de amônia.

Sobre a Abramilho
A Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) é uma entidade civil com sede em Brasília que mantém como afiliados associações estaduais, independentes ou em parceria, nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Piauí e também no Distrito Federal. A Abramilho foi criada em 2007, como um movimento espontâneo dos produtores de milho pela necessidade de se organizarem diante dos desafios nacionais e internacionais vivenciados pela cultura nos últimos anos.