Redação (25/02/2009)- O plantio do milho safrinha está em ritmo acelerado, em Mato Grosso. Este ano, deve haver redução na área cultivada na região de Sinop.
O agricultor Claudio Soletti vai plantar 85 hectares de milho safrinha em Sinop, norte de Mato Grosso. A área é a mesma do ano passado. Ele resolveu investir mais na lavoura porque acredita que o mercado favorece. “Devido à perda de safra no sul do Brasil eu optei para investir mais”, disse.
Segundo a Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, a produção de milho safrinha em Mato Grosso deve ser menor esse ano. Um dos motivos é o alto custo da lavoura.
A tonelada de adubo, que chegou a ser comprada por US$ 900 no ano passado, hoje custa a metade. A redução no preço anima os agricultores, mas veio tarde demais.
O período recomendado para fazer o plantio é até o fim do mês. O agricultor Zeca Chiarello vai reduzir 40% da área em ralação a 2008. “Em janeiro, devido aos grandes estoques, as empresas baixaram o preço do adubo. Mas era tarde para correr atrás de comprar a semente e o adubo”, explicou.