Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Abag vê boa demanda por soja com impulso da China

A Associação Brasileira de Agribusiness afirma que a China importará 37 milhões de toneladas de soja esse ano.

Redação (25/03/2009) – A Associação Brasileira de Agribusiness (Abag) estima que a demanda por soja brasileira vai se manter em níveis elevados, com impulso da maior compradora, a China.

"A China está importando uma loucura. Está importando 37 milhões de toneladas de soja este ano, além das mais de 16 milhões de toneladas que ela produz", afirmou Carlo Lovatelli, presidente da entidade.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estima que a China comprará 36 milhões de toneladas de soja na safra 2008/09, ante 37,8 milhões de toneladas no período anterior.

"As exportações de soja do Brasil estão indo bem, em termos de volumes. E em reais, estão iguais às do ano passado. A nível de dólar, está 15 %a 20% abaixo", acrescentou Lovatelli.

No ano passado, as exportações do Brasil atingiram volumes próximos do recorde, segundo a Abiove. Ficaram em 24,5 milhões de toneladas, ante o pico de 24,7 milhões, atingido em 2007.

O custo menor dos insumos, atrelada à queda dos preços da soja antes os recordes de 2008, vai requerer um volume menor de recursos para o plantio da próxima safra de grãos do Brasil, disse o dirigente.

"Não precisa de tanto dinheiro quanto precisava no ano passado para um mesmo volume (de produção), então dá pra tocar para a frente", afirmou Lovatelli, estimando recuperação do crédito em tempo relativamente rápido, de 6 meses a 1 ano, no máximo.