Redação (30/03/2009) – A Comissão Europeia afirmou nesta segunda-feira (30) que liberou 314 milhões de euros para auxiliar produtores de países pobres. O pagamento foi a primeira parcela de um pacote de 1 bilhão de euros que surgiu em resposta à disparada dos preços dos alimentos no ano passado.
Após meses de discussões, governos europeus e o Parlamento europeu entraram em um acordo sobre o pacote em dezembro, que têm o objetivo de ajudar produtores a comprarem fertilizantes e sementes entre 2009 e 2011.
A primeira parcela do pacote deve beneficiar 23 países. Um total de 50 países deve ser beneficiado pelo pacote de ajuda. A Etiópia deve receber a maior parte do pagamento, seguida pelo Congo e territórios palestinos. Os países devem receber, respectivamente 45,4 milhões de euros, 40,6 milhões de euros e 39,7 milhões de euros.
"Ao longo dos meses, não devemos nos esquecer do impacto que a crise financeira e econômica terá nos países em desenvolvimento", afirmou Louis Michel, Comissário de Desenvolvimento da UE. As informações são da Dow Jones.