Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação de carne suína aumenta 18% nos três primeiros meses do ano

Além do aumento significativo da quantidade de suínos negociada com outros países, a quantidade arrecadada com as vendas subiram 34,8%.

Redação (02/04/2009) – Na contramão dos segmentos de carnes bovina e de frango in natura, os produtores de suínos conseguiram aumentar suas exportações nos três primeiros meses de 2009, em comparação com o desempenho das exportações no mesmo período do ano passado.

Enquanto as vendas externas de carne bovina e de frango in natura diminuíram, respectivamente, 20,1% e 5,9%, as de suínos tiveram incremento de 17,9%, atingindo 116, 3 mil toneladas.

Apesar da diminuição do volume vendido de frango, o valor em reais arrecadado com as exportações teve uma pequena alta de 1,7%. O mesmo não aconteceu com a carne bovina in natura, que recebeu 13,7% a menos do que no ano passado.

Além do aumento significativo da quantidade de suínos negociada com outros países, a quantidade arrecadada com as vendas subiram 34,8% com a valorização do dólar, chegando a R$ 567,7 milhões.

Os dados foram compilados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e divulgados na última quarta-feira (1º) pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, em Rio Verde, município de 150 mil habitantes no interior de Goiás, distante 235 quilômetros de Goiânia.

Rio Verde recebe até o próximo dia 4, a feira de tecnologias agropecuárias Tecnoshow Comigo. A estimativa dos organizadores é que sejam fechados negócios que envolvem R$ 120 milhões.