Redação (7/4/2009) – O complexo soja foi o principal item exportado por Goiás em março último, de acordo com estatística da balança comercial do Estado divulgada pela Secretaria de Indústria e Comércio. As vendas externas de soja somaram US$ 115,63 milhões, o equivalente a 44,04% do total de US$ 262,59 milhões. Em seguida vieram as carnes, sulfeto de cobre, ferroligas, ouro, amianto, algodão, preparados alimentícios e couros.
De acordo com o secretário Luiz Medeiros Pinto, no mês passado voltaram a ser vendidos para outros países alguns produtos goianos que tinham perdido competitividade devido à alta do dólar, como calçados, confecções, bebidas e outros. A China foi o principal destino das exportações goianas, seguida dos Países Baixos, Espanha, Índia, Suíça, Rússia, Hong Kong e Reino Unido.
O aumento das vendas de veículos no mercado interno levou as duas montadoras que possuem unidades em Goiás, a Hyundai e a Mitsubishi, a incrementarem suas importações das matrizes, na Coreia do Sul e no Japão, para atender a demanda interna. Com isso, os veículos e suas peças responderam por 44,6% das importações de Goiás no mês passado. Outros itens comprados de outros países foram produtos farmacêuticos, e máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos.