“O aumento da produtividade do milho é uma das prioridades do setor para 2009.” A declaração é do presidente da Câmara Setorial do Milho e Sorgo, César Borges, que conduziu os trabalhos do comitê, na última terça-feira (28), em Brasília.
Para tratar do tema, foi criado um Grupo de Trabalho que buscará as ferramentas para as ações estratégicas de melhoria da tecnologia usada pelos agricultores. “A idéia é implementar um programa baseado em dois pilares. Na capacitação, importante para transferir conhecimentos tecnológicos aos setores produtivos, e na comunicação, que conscientizará produtores, técnicos e extensionistas sobre o conjunto de tecnologias, serviços e produtos que aumentam a produtividade do milho”, disse o representante da Associação Nacional de Defesa Vegetal, Edivandro Seran.
Durante a reunião, a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura (SDA/Mapa) informou que o projeto para modificar a padronização oficial do milho será apresentado nos dias 25 e 26 de junho, em Brasília. Para dar sugestões ao tema, a Câmara criou, nesta terça-feira (28), um grupo técnico formado por produtores, indústria e exportadores de milho. A perspectiva é que o regulamento técnico entre em consulta pública, pelo prazo mínimo de 60 dias, seguida de reunião nacional para consolidar o projeto e publicá-lo. Já passaram por essa mudança de padronização as culturas da soja, em 2007; feijão, em 2008 e arroz, em 2009. A expectativa do Mapa é concluir a regulamentação do milho até o primeiro semestre de 2010.
Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra 2008/2009 o Brasil deverá produzir 51,9 milhões de toneladas de milho e exportar 8 milhões de toneladas cultivada em 14,4 milhões de hectares. O sorgo deve alcançar 1,8 milhão de toneladas, em 807 mil hectares. A área plantada aumentou 48,6% em relação ao resultado obtido em 2000, que foi de 543,2 mil hectares.
A oitava reunião ordinária da Câmara Setorial do Milho e Sorgo será em conjunto com a Câmara Setorial de Aves e Suínos, em Porto Alegre/RS, no dia 26 de maio.