Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Chuva faz crescer a safra de milho

A chuva no Rio Grande do Sul aumenta as expectativas dos produtores para colheita.

Agricultores do Rio Grande do Norte estão contentes com o desenvolvimento das lavouras de milho. A chuva tem ajudado bastante e a expectativa é de fartura na hora da colheita.

Em Mossoró, distante 280 quilômetros de Natal, o milho começou a ser plantado no final de fevereiro. “Está bonito. Tem todo o tipo de milho”, diz Francisco de Queiroz, agricultor.

Na Comunidade Lagoinha, 80 agricultores plantaram cerca de 400 hectares. Eles acreditaram e acertaram que o inverno de 2009 seria generoso. Já choveu quase 900 milímetros nos últimos quatro meses. É mais do que a medi esperada para o ano todo, segundo a empresa de pesquisa agropecuária do Rio Grande do Norte.

A previsão dos agricultores é que a safra de milho seja até 40% maior do que a de 2008. “A safra está prometendo ser muito boa mesmo. Nós estamos esperando a média de 380 hectares plantados aí dentro”, diz Antônio Machado, agricultor.

Seu Francisco diz que o milho vai ajudar a alimentar as famílias da região. “Vai ser muito bom pra todo mundo. Nós que moramos aqui, nós temos muito legumes, que é para tirar a miséria da barriga do povo. Deus sabe o que faz”, acredita Francisco Azevedo, agricultor.

Dona Jacira olha ansiosa o milho verde que deve ir para a panela nos próximos dias. “Pamonha, canjica, cozido, mando fazer um fogareiro cheio de palha, para quem quiser comer milho assado, comer”, conta Jacira Pereira, agricultora.