No Dia 28 de Agosto comemora-se o Dia do Avicultor. Acredita-se que a ave tenha chegado no país no ano de 1503, quando Gonçalo Coelho atracou no Rio de Janeiro três anos após a chegada de Pedro Álvares Cabral. A produção comercial, no entanto, iniciou em Minas Gerais por volta de 1860, quando o Estado mineiro começou a despachar galináceos e laticínios para outras regiões do país. A criação de aves, no entanto, era campestre. Elas (crioulas ou galinhas caipiras) viviam soltas e demoravam seis meses para atingir o peso de abate, na faixa de 2,5 quilos ou mais.
A Gessulli Agribusiness, que tem mais de 100 anos de experiência no mercado editorial, possui arquivos que marcam a evolução da Avicultura nacional como a introdução das galinhas Plymouth brancas ao mercado paulista, contextualizada na notícia publicada na “Revista Agrícola” de 15 de Novembro de 1900.
Agora preservado e digitalizado através do Instituto Oswaldo Gessulli, que foi lançado na AveSui 2013 e em breve terá seu site, acervo de mais de 100 anos de publicações ininterruptas, entre elas exemplares da influente revista Chácaras & Quintaes, que originou as também revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial, consegue reavivar fatos interessantes da agricultura nacional e internacional. A seguir, depoimento de um criador com o título “Rico, criando gallinhas (sic)”, publicado na edição de ensaio de Chácaras & Quintaes, de 15 de outubro de 1909.
Hoje, o Brasil é o maior exportador mundial e terceiro maior produtor de carne de frango. A avicultura é um dos setores mais importantes do agronegócio, sendo responsável por 3,5 milhões de empregos diretos e indiretos, com movimentação de R$ 36 bilhões em negócios e participação em 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB).
Por esta importante atividade, desejamos a todos um Feliz dia do Avicultor!