Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

A festa do peru

Criadores de peru do centro-sul do Paraná ficam mais animados, nesta época do ano. Trinta por cento das aves consumidas no natal saem da região.

Redação AI 13/11/2003 – 05h20 – Quando o assunto é o cardápio da ceia de natal, não tem dúvida, ele sempre está lá: o peru e a família reunida todo ano.

Na região de Ponta Grossa essa tradição tem um significado ainda mais especial. Além de fazer a alegria das famílias na noite de natal, lá, o peru é considerado uma excelente fonte de renda para o produtor.

“A produção de perus é extremamente importante para a região já que ela serve, basicamente, para algumas propriedades menores como aproveitamento de terreno onde o produtor consegue tirar uma renda compatível que dê um padrão de vida satisfatório ou, então, para propriedades médias ou grandes que tem a possibilidade de diversificação”, diz Mauro Gradin, inspetor de produção.

A casa da criadora Norma Los, foi cosntruída graças a quatro anos de trabalho na granja. Ela gosta do que faz e está satisfeita com os resultados.

“Ele dá mais trabalho, mas com certeza, a renda é bem maior do que a da criação do frango. Vale a pena”, diz Norma.

Nos últimos três anos só na região dos Campos Gerais o setor gerou dois mil novos postos de trabalho. De lá, devem sair cerca de 30% de todo o peru consumido no país, algo em torno de 10 milhões de unidades.

A expectativa da indústria é de que as vendas sejam ainda melhores do que no ano passado.

“Há uma expectativa de que o consumo venha a aumentar em 20%”, diz Flávio Kaiber, diretor da indústria.

O Brasil é o sexto produtor mundial de peru e o terceiro maior exportador.