A higienização de comedouros é uma parte importante no programa de biosseguridade interna das granjas e tem o propósito de impedir a disseminação de microrganismos com potencial de causar doença nos animais e/ou no homem. Pode-se citar como exemplo a Salmonella SPP que se alberga nos comedouros e se não forem devidamente higienizados (lavados, enxaguados e desinfetados) podem infectar outros animais durante o alojamento do lote.
Os pesquisadores da Embrapa aves e suínos Luizinho Caron e Fátima R.F. Jaenisch explicam que a limpeza de comedouros é importante para reduzir a contaminação e disseminação de possível infecção e deve ser feita com regularidade, preferencialmente seguindo um procedimento operacional padrão (POP) para que esta seja realmente efetiva. “No final do lote, após a retirada de todas as aves, os comedouros devem ser esvaziados, desmontados e removidos para limpeza, lavagem, enxague e desinfecção. São utilizados na desinfecção, produtos tais como: Hipoclorito de sódio, glutaraldeido, ácido peracético e quaternário de amônio entre outros. Lembrando sempre que a presença de matéria orgânica prejudica a ação do desinfetante.” Explicam os pesquisadores.
Muitas bactérias duplicam sua população a cada 20 minutos na presença de alimento, umidade e temperatura. Dessa forma, é de fundamental importância a higienização dos comedouros principalmente nas fases iniciais da vida em aves e suínos.
A prevenção de contaminação no setor produtivo é importante tanto para prevenção de enfermidades, quanto para evitar à disseminação de patógenos no setor, para tanto toda granja deve cumprir o programa de biosseguridade