Redação (17/07/06) – O município de São Bento do Una, no agreste de Pernambuco, é o principal pólo de avicultura do Estado e um dos maiores do Nordeste. Por mês são produzidos no lugar 27 milhões de ovos e quatro mil toneladas de carne de frango. Somente em uma das granjas, a maior da cidade, são produzidos semanalmente 4,5 milhões de ovos.
A principal atividade econômica do município deu origem a uma festa. Há nove anos em São Bento do Una acontece a corrida da galinha. Um galinhódromo é montado no centro da cidade. É no lugar onde acontecem as competições. A galinha Princesinha participa do concurso Penas, Plumas e Paetês. A aposentada Helena Guimarães levou dois dias para produzir a fantasia de noiva, que foi a primeira colocada.
Todo ano eu ganho esse concurso, disse Helena.
Ainda tem o segura nos 30, o qual ganha quem conseguir pegar os guinés, também conhecidos como galinhas da angola. É uma tarefa difícil.
Quem fizer a melhor imitação do canto de um galo também leva prêmio para casa.
A competição principal é também a preferida do público: a corrida da galinha. Os donos se posicionam na pista que tem até pinto stop. Cada um corre atrás da galinha. Uma competição divertida e que exige um bom preparo físico. Quem se deu bem foi o estudante Edvaldo Batista.
Teve muitas quedas, mas a gente conseguiu. Eu tentei e estou lá, comemorou Edvaldo.
O estudante Edvaldo Batista, que ganhou o primeiro lugar na corrida, concorreu com a galinha Pretinha.