Médicos de conceituadas instituições da cidade de São Paulo, como Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Hospital do Coração (HCor), Oswaldo Cruz e São Luiz, estiveram reunidos na noite da última quinta-feira (29) para conhecerem a atuação da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) na quebra mitos e preconceitos em torno da carne suína.
No encontro exclusivo para médicos, entre cardiologistas, clínicos gerais e demais especialistas, a entidade entregou materiais desenvolvidos para à área da saúde com informações a respeito dos aspectos nutricionais da proteína e seus benefícios para a saúde.
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, reforça a importância do trabalho educativo desenvolvido pela instituição junto à profissionais de saúde que são referência em suas áreas de atuação e que podem contribuir com toda sua expertise a disseminação das vantagens em consumir carne suína. “Reforçar a saudabilidade da carne suína e os benefícios que ela oferece para a saúde é uma das frentes de trabalho da ABCS. Poder contar com o apoio de profissionais gabaritados como esses é um divisor de águas”, pontua.
Na visão do diretor médico do centro de ortopedia e reabilitação no esporte do Hospital do Coração, Rogerio Olivi, muitos desconhecem as qualidades da proteína. “O esporte é uma oportunidade para promover o produto, ressaltar seus benefícios e derrubar essa visão antiga sobre a carne suína”.
Para o neurogastroenterologista e membro Fundador da Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva, Ricardo Viebig, a carne suína ainda é pouco procurada pelos brasileiros devido à falta de conhecimento. “São poucos os cortes magros conhecidos de carne suína e muitos associam ela à gordura. Esse paradigma pode ser quebrado com esses materiais”, comenta.
O presidente do conselho consultivo da Oraculum, cardiologista e nutrólogo, Dr. Daniel Magnoni, responsável pelo encontro, reforça a importância de expor aos colegas as vantagens do consumo da proteína para os pacientes. “Eles são formadores de opinião nas áreas que atuam e ter conhecimento atualizado da carne suína auxilia na disseminação da informação em relação a ela”, explica.
No encontro os convidados receberam materiais técnicos como artigos e lâminas informativas que poderão ser utilizados nos consultórios, além de cortes suínos com apoio da Gran Corte, frigorífico parceiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS).