Na última terça-feira (08), o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, esteve reunido de forma presencial com o ministro da Economia, Paulo Guedes.
A audiência, ocorreu na sede do Ministério da Economia, em Brasília e contou também com a presença do deputado Evair de Melo (PP-ES), Hélio Lopes (PSL- RJ), representantes da Associação dos Suinocultores do Espírito Santo (ASES) e ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal. O intuito da agenda foi reforçar com o ministro as principais medidas emergências para o setor suinícola, que também já foram debatidas juntamente com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
Na oportunidade, o presidente da ABCS explicou que o atual cenário de preço pago ao suinocultor é insustentável. “O milho e a soja que representam mais de 70% dos custos, acumulam altas que superam os 120% nos últimos anos, logo a conta não fecha”.
O ministro ouviu os representantes do setor e ficou de analisar junto a equipe técnica Pasta possíveis possibilidades para atender a demanda.