Redação (05/02/2009)- O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, visitará a sede da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (ABEF) na próxima segunda-feira (9), em São Paulo Na ocasião, o ministro será homenageado pela entidade e empresas associadas e também irá debater assuntos de interesse do setor.
Apesar dos efeitos da crise financeira internacional, a partir de outubro, a avicultura foi um dos setores de contribuição importante para o superávit comercial brasileiro em 2008. O setor respondeu por embarques de 3,6 milhões de toneladas, que resultaram em uma receita cambial de quase US$ 7 bilhões, novo recorde histórico.
“Um dos fatores que levaram a esse resultado foi o apoio constante do MDIC. O ministério tem sido um parceiro inestimável na estratégia de abertura de novos mercados para a carne de frango brasileira”, destacou o Presidente Executivo da ABEF, Francisco Turra.
Nos últimos meses a ABEF participou de várias missões ao lado do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em agendas que incluíram mercados importantes como a Índia, recém-aberto aos exportadores brasileiros de carne de frango.
No caso do mercado indiano a Associação, em parceria com o The Jai Group, preparou um estudo que foi utilizado pelo MDIC durante agendas do Secretário Executivo do Ministério, Ivan Ramalho, com autoridades daquele país, neste início de fevereiro.
Antes, na última semana de janeiro o Diretor Executivo da Associação, Christian Lohbauer, integrou a missão comercial chefiada pelo ministro Miguel Jorge, que esteve no norte da África em visita a países como Líbia, Argélia, Tunísia e Marrocos.
“Principalmente na atual conjuntura de crise financeira internacional esse relacionamento crescente com o MDIC tem sido inestimável. Tenho a absoluta convicção de que a ABEF e o Ministério estarão juntos, ao longo de 2009, em diversas outras iniciativas pelo mundo afora”, frisou Turra.