O Presidente Executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Frangos (Abef), Francisco Turra, considerou positivos os encontros realizados esta semana, nos Estados Unidos, ao participar da International Poultry Expo, em Atlanta, que se encerrou hoje (29). Também estiveram presentes, nas agendas, o Diretor Executivo da Abef, Ricardo Santin, e o presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA), Ariel Mendes.
Segundo Turra, os contatos com representantes do setor avícola revelaram uma perspectiva otimista com relação a 2010. “A própria feira já registrou uma atividade maior que em 2009, o que é um bom indicador. Foi possível ter acesso ao que há de mais moderno na avicultura em inovação, sustentabilidade e outras áreas”, frisou.
Além da International Poultry Expo, a agenda do Presidente da Abef incluiu uma participação no Fórum dos Países Exportadores das Américas. Na ocasião foi criado o Fórum Avícola Pan-Americano, para o qual Turra foi eleito presidente. A nova entidade, constituída pelos países exportadores e produtores de frangos e ovos do continente, tem por objetivo discutir os grandes temas do setor e seus impactos em cada país-membro.
O Fórum Avícola Pan-Americano já agendou seus dois primeiros encontros, que serão realizados no mês de março, em Buenos Aires, e em abril, em Paris, este durante agenda do International Poultry Council (IPC), o órgão máximo da avicultura mundial. O Diretor Executivo da Abef, Ricardo Santin, é um dos vice-presidentes do IPC.