Redação (20/09/06)- O presidente da Associação de Fomento a Estágios de Brasileiros no Exterior (Afebrae), Cláudio José Weber passou os dias 12, 13 e 14 de setembro em Santa Catarina, visitando escolas agrícolas e casas familiares rurais para divulgar o programa de estágios na Alemanha.
As inscrições para os jovens produtores, interessados em fazer estágio na Alemanha, já estão abertas e se estendem até o dia 20 de dezembro próximo. Ao todo são oferecidas 40 vagas. Podem ser candidatos aos estágios, jovens que tenham idade entre 18 e 15 anos, solteiros, tenham conhecimento básico da língua alemã e conhecimento na área de seu interesse do setor primário. As inscrições devem ser feitas nos Escritórios Municipais da Epagri em todo o Estado.
Weber esteve em Florianópolis, nos dias 12 e 13, visitando a Epagri, a Fetaesc e manteve encontro com o Secretário de Estado da Agricultura, Gelson Sorgatto. A Secretaria de Agricultura, Epagri e Fetaesc são parceiros do convênio firmado entre o Governo de Santa Catarina e a Afebrae, que promove o intercâmbio de jovens brasileiros com a Alemanha, cujos interesses sejam voltados, basicamente, para a pecuária de leite, suinocultura, produção de cereais, olericultura, laticínios, floricultura, fruticultura e turismo rural.
No dia 13 à tarde, acompanhado do coordenador do projeto de profissionalização da Epagri Ludgero Lengert, Weber visitou o Colégio Agrícola de Camboriú e a Gerência Regional da Epagri de Itajaí. No dia 14 visitaram a Casa Familiar Rural de Angelina e mantiveram encontro com o prefeito municipal.
O papel da Afebrae, em conjunto com seus parceiros, é o de selecionar e encaminhar os jovens, providenciar toda a documentação necessária para a permanência legal do estagiário na Alemanha. O objetivo principal é proporcionar aos jovens filhos de agricultores, a oportunidade de conhecer novas técnicas de trabalho, na teoria e na prática, morando em casas de famílias na Alemanha, disse Weber revelando que eles podem aplicar esses conhecimentos adquiridos na sua propriedade no Brasil, para uma melhor qualidade de vida no meio rural.
Considero importante a participação desses jovens nos estágios, que oportunizam novos conhecimentos e contato com uma outra realidade, disse Ludgero.
Maiores informações: Ludgero Lengert, no telefone: (48 3239-5565), e-mail: [email protected] e/ou Márcia C. Sampaio, no telefone: (48 3239-5503), e-mail: [email protected]