Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Abraves discutirá desafios do mercado global para a suinocultura

<p>A próxima edição do evento vai se dedicar especialmente ao controle e erradicação de doenças.</p>

Redação (13/12/06) A Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é a principal instituição apoiadora do 13 Congresso Nacional da Associação Brasileira dos Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves), marcado para os dias 16, 17, 18 e 19 de outubro de 2007, no Centro Sul, em Florianópolis (SC). Toda a programação do 13 Congresso da Abraves está disponível na página eletrônica www.abraves.com.br.

O Congresso Nacional da Abraves surgiu em 1985 e conseguiu, com o passar do tempo, assumir um papel de fórum privilegiado na divulgação das novidades científicas relacionadas com a veterinária de suínos. Outra função do evento é atualizar os profissionais que atuam no diretamente com os suinocultores. Pelo cálculo que fizemos, nas 12 edições anteriores do evento foram apresentadas em torno de 200 palestras. Essa carga de informação é muito importante para reciclar os veterinários que estão em contato direto com o produtor, explicou o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves e presidente do 13 Congresso da Abraves, Paulo Silveira.

O evento terá como tema central Os desafios da produção de carne suína para um mercado globalizado. A partir desse ponto de convergência, as palestras e debates previstos para o congresso enfocarão o controle e erradicação divulgando informações a respeito da imunidade do rebanho, vacinas diferenciais, lições da erradicação da doença de Aujeszky, vacina contra a circovirose, controle da ilíate por vacinação, vacinação para micoplasma em granjas com circovirose e programa de vacinação em sistemas em um ou dois sítios.

De acordo com Paulo Silveira, o evento dará atenção especial às discussões sobre o combate à circovirose. Vamos dar esse destaque porque a melhoria dos índices de produtividade brasileiros, atualmente, está ancorada no controle dessa doença, explicou o pesquisador. Além disso, a preocupação com a circovirose é mundial. Na União Européia, por exemplo, o prejuízo anual causado pela doença é de 600 milhões de euros.

O 13 Congresso Nacional da Abraves dedicará espaço ainda às questões ligadas à qualidade do produto. Elas serão discutidas do ponto de vista das medidas para se evitar a presença de resíduos na carne. Em nutrição, a relação entre alimentação e sanidade dos suínos será o centro do debates. O congresso discutirá também a melhoria do status sanitário brasileiro, sustentabilidade ambiental e bem-estar animal. Todos os assuntos do congresso são desafios que diariamente se colocam no horizonte de produtores, agroindústrias e segmentos associados à suinocultura, afirmou Paulo Silveira.