Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Livro

ACCS 50 anos

A ACCS lança na próxima sexta (23/07) o livro "ACCS 50 anos de História". Na ocasião, novo presidente assume a entidade.

ACCS 50 anos

A Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) irá lançar na próxima sexta-feira, 23, às 19h30, em Concórdia (SC), no Auditório do Centro de Eventos, o livro “ACCS – 50 anos de história”. A obra relata a trajetória da entidade, desde sua fundação, passando por todas as mudanças, e ainda, que a ACCS deixou de ter como único objetivo o melhoramento genético para representar e direcionar os interesses dos suinocultores em nível mundial. O livro é um resultado de dois anos de trabalho e dedicação, onde conta a trajetória da entidade a partir de depoimentos de suinocultores, ex-presidentes, lideranças da suinocultura catarinense, técnicos e funcionários da entidade. Foi um resgate da história da entidade e da suinocultura catarinense. 

Losivanio assume a presidência da ACCS          

Durante o evento haverá a transmissão de cargo do presidente da ACCS, Wolmir de Souza, para o vice-presidente Losivanio de Lorenzi. Foram sete anos na presidência da ACCS, e Souza agora passa a se dedicar exclusivamente ao Instituto Nacional da Carne Suína (INCS), e Lorenzi abraça o desafio de representar a suinocultura catarinense. Wolmir explica que sua saída foi um acordo feito última eleição realizada em 2009, “fizemos este acordo, onde eu cumpriria um ano deste mandato e depois eu deixaria a oportunidade para o Losivanio”.

História – A Associação foi a primeira do Estado a formar sua entidade de classe representativa dos suinocultores, sua história de luta iniciou no dia 24 de julho de 1959. A história da ACCS começou com uma reunião entre criadores de suínos e técnicos resultando na decisão de criar a sede e o fórum da entidade no município de Concórdia, com o objetivo de atender todos os produtores pertencentes ao território estadual. A partir deste momento, uma comissão foi eleita para criar o estatuto da ACCS, reunir associados em todo o Estado e eleger os representantes pioneiros da entidade. No dia 23 de agosto do mesmo ano, o senhor, Armindo Oscar Augustin foi eleito presidente. Após isso a ACCS declarava aberta a luta em prol ao produtor, com um primeiro objetivo, conquistar o direito de realizar em Concórdia, a exposição anual de suínos. 

EX-PRESIDENTES

Armindo O. Augustin (in memorian) 1959 a 1961
Mario Fontana (in memorian) 1961 a 1963
Silvio Ferraz de Araújo 1963 a 1968
Zoé Silveira D’Ávilla 1968 a1969
Moacir Sopelsa 1989 a 1991
Clair Eloy Dariva 1991 a 1995
Paulo Tramontini 24 anos a frente da ACCS
Wolmir de Souza (atual)