O grande número de autoridades presentes no clube 29 de Julho, em Concórdia (SC), já dava uma ideia de como seria a festa de comemoração dos 50 anos da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS).
A presença de vários deputados estaduais e federais, de um senador, do secretário de Agricultura do Estado e do governador de Santa Catarina, Luis Henrique da Silveira, além das principais lideranças do setor suinícola do País, foi uma mostra da representatividade e importância da ACCS para o desenvolvimento da suinocultura catarinense e brasileira.
Realizada na noite de sexta feira (26/06), a solenidade de comemoração do jubileu da ACCS foi emocionante e teve na programação o seu ponto forte.
As atividades escolhidas para celebrar a data buscaram valorizar a história da ACCS, enfatizando a contribuição da entidade para o desenvolvimento da atividade suinícola e, principalmente, das pessoas que ajudaram a construí-la. “A ACCS é formada por gente que dedicou boa parte da vida a uma causa. Gente que viu nascer em solo catarinense uma atividade que trouxe progresso e conforto para milhares de pessoas. Depois de 50 anos fica a certeza do bom trabalho, mas também de que ainda há muito a ser feito”, afirmou Wolmir de Souza, presidente da ACCS.
Um dos destaques da programação comemorativa foi a exibição do documentário “ACCS 50 anos de História”. Resultado de um trabalho de mais de um ano, o filme, de 25 minutos, remontou a trajetória da entidade a partir de depoimentos de suinocultores históricos, ex-presidentes e lideranças da suinocultura catarinense.
Bem filmado e com um roteiro bem elaborado, o documentário emocionou os presentes. Muitos dos suinocultores históricos não conseguiram conter as lágrimas durante a exibição do filme.
A ACCS homenageou também os oito presidentes que estiveram à frente da associação nesses 50 anos.
Histórica, a solenidade marcou o início das comemorações do jubileu de ouro da ACCS. A entidade completa 50 anos no dia 24 de julho e, além do jantar e do documentário, a ACCS vai promover ainda o lançamento de um livro com a história da associação e suas contribuições para a evolução da suinocultura catarinense e brasileira.
Histórico de contribuições – Uma das primeiras agremiações de suinocultores do Brasil, a ACCS desempenhou papel fundamental na organização dos produtores e na constituição da moderna suinocultura brasileira.
A entidade teve atuação decisiva no trabalho de aprimoramento genético de suínos no Brasil, tornando-se, nos anos 70, o centro de distribuição de material genético para todo País. Ao lado das principais agroindústrias brasileiras foi responsável pela criação dos primeiros centros de estudos e avaliação de suínos no Brasil. E teve, portanto, papel preponderante no desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias para a produção de suínos, seja na área de instalações, nutricional, de manejo dos animais e sanitária.
O jantar de comemoração dos 50 anos da ACCS reuniu cerca de 500 pessoas.