A Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), estará completando no dia 24 de julho de 2009, 50 anos de fundação, para marcar esta data a Entidade estará realizando no dia 26 de junho, em Concórdia, às 20hs, um Jantar de Comemoração aos 50 anos”, na oportunidade a ACCS prestará uma homenagem aos ex-presidentes e entidades que colaboraram para o desenvolvimento da suinocultura. Durante o evento acontecerá o lançamento do Áudio Visual “ACCS 50 anos de História”.
A Associação que foi a primeira do Estado a formar sua entidade de classe representativa dos suinocultores, como as demais, surgiu a partir da necessidade e trabalhou com exclusividade com as granjas de matérias genéticos (granjas de reprodutores suínos), teve um papel fundamental não somente na implantação de atividade suinícola em Santa Catarina, como também especialmente no melhoramento genético dos planteis, criatórios e arraçoamento dos animais. A organização do suinocultor é fundamental para a ACCS obter a força necessária para influir na política de desenvolvimento da suinocultura e este é o principal propósito desta administração. É objetivo também, que o produtor perceba na diretoria da ACCS, a sua representante legítima, e nas pessoas que estão a frente da ACCS, seus defensores e a base de sustentação da atividade suinícola de Santa Catarina.
ACCS – A Associação Catarinense de Criadores de Suínos é uma Entidade de Classe, sem fins lucrativos. Foi fundada em 24 de julho de 1959 para atender e defender toda a classe de suinocultores do Estado de Santa Catarina. A ACCS possui sede própria na Rua do Comércio, 655 em Concórdia – SC. Desde a sua fundação, nove diretorias se revezaram na administração da Entidade e desde 09 de maio de 2003 tem como Presidente o Sr.Wolmir de Souza e Vice-Presidente o Sr.Losivanio Luiz de Lorenzi.
A busca constante pela qualidade de vida, remuneração justa pelo produto, mercados e uma atividade rentável para o suinocultor, são alguns dos objetivos da ACCS. As atividades técnicas da ACCS são desenvolvidas junto às granjas de reprodutores suínos, tendo como suporte o convênio celebrado com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Agricultura, EPAGRI e CIDASC.
Estas atividades vêm sendo desenvolvidas desde o começo da década de 1970, quando se iniciou um trabalho conjunto com o Serviço de Extensão Rural, visando a organização da produção de reprodutores suínos em Santa Catarina. Atualmente, além de Santa Catarina ser o maior produtor de suínos do país, é também o maior produtor de reprodutores suínos. São 62 granjas registradas na ACCS, como produtoras de reprodutores puros e cruzados. Através da busca constante pela organização dos suinocultores, hoje a Entidade pode contar com 73 Núcleos Municipais e 8 Núcleos Regionais que colaboram para que a comunicação entre a ACCS e o Produtor seja mais rápida e eficiente.
Homenageados
Ex-presidentes
Armindo O. Augustin (in memorian)
Mario Fontana (in memorian)
Silvio Ferraz de Araújo
Zoé Silveira D’Ávilla
Moacir Sopelsa
Clair Eloy Dariva
Wolmir de Souza (atual)
Empresa
Sadia S.A.
Cargill do Brasil
Perdigão Agroindustrial S.A.
Frigorífico Riosulense S/A
Aurora
Entidades
Governo do Estado de Santa Catarina
Epagri/Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina,
Cidasc/Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina,
Embrapa Suínos e Aves
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA
Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural
Prefeitura Municipal de Concórdia
* Com informações da Assessoria de Imprensa da ACCS