No dia 23 de abril foi realizada, na seda da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul, em Estrela, mais uma reunião do seu Conselho Administrativo. Na ocasião, várias lideranças da suinocultura gaúcha estiveram presentes, avaliando as últimas ações desenvolvidas pela entidade, bem como planejando futuras ações, que serão executadas no decorrer deste ano.
Entre os integrantes da entidade, estiveram presentes o Presidente da Acsurs, Valdecir Luis Folador, os vice-presidentes Edson João Zancanaro, de Erechim, Ilânio Pedro Johner, de Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari e Cléo Fernando Colombo Barbiero, de Sarandi.
Além destes, também participaram o Superintendente do Registro Genealógico de Suínos do RS, Gilberto Moacir da Silva, o Secretário Executivo Alfredo Ignácio Barth, e os membros do Conselho Fiscal, Vilmar Vendrame, de Mariano Moro e Mauro Antônio Gobbi, de Rondinha.
A Associação dos Suinocultores de Santa Rosa foi representada por seu Presidente, Martin Alexander Riordan. Também participaram da reunião o Presidente da Associação dos Suinocultores de Tuparendi, Roque Avrella e o Presidente da Associação dos Suinocultores de Vila Maria, Clarimundo Roy, entre outros.
Num primeiro momento, a assessora contábil da entidade apresentou a prestação de contas de 2009. Em seguida, houve a apreciação de novas propostas de sócios. Logo após, foram debatidas algumas questões em relação à Central de Inseminação Artificial de Suínos (CIAS), a qual também está localizada em Estrela, no Vale do Taquari.
Posteriormente, os membros da diretoria discutiram acerca do registro genealógico de suínos, mais precisamente sobre os atuais valores pagos e possíveis alterações, ao longo deste ano. O registro genealógico de suínos, atualmente, é realizado pela Acsursno Rio Grande do Sul.
Outro ponto abordado na ocasião foi o planejamento da programação do 36º Dia do Porco, que será realizado no dia 13 de agosto, na cidade de Barra do Rio Azul. A diretoria entrou em consenso sobre várias definições, entre elas, a de realizar uma palestra sobre associativismo e, além disso, os possíveis indicados que receberão o Prêmio Amigo da Suinocultura Gaúcha.
Também foi definido o local da 37ª Edição do Dia do Porco, que será realizada em 2011. A cidade escolhida foi Vila Maria, entre várias que haviam se candidatado para receber o evento. Em seguida, também foram debatidas algumas questões acerca dos temas para o 11º Encontro do Suinocultor Gaúcho, que será realizado no dia 18 de junho, em Carazinho.
Por fim, os integrantes da diretoria também discorreram sobre a recente parceria realizada entre a Acsurs e o Escritório de Advocacia Ricardo Alfonsin, visando facilitar e orientar os suinocultores, em relação ao ingresso na Justiça com ações, para reaver valores do Funrural.