Neste ano, a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) completa 20 anos de existência e comprometimento pelas causas dos suinocultores do Estado, sempre visando à consolidação e sustentabilidade do setor.
Fundada em 15 de agosto de 1992, a Acrismat tem buscado ao longo desses anos, alternativas para a superação dos obstáculos enfrentados pela suinocultura no Estado junto ao produtor na luta pelos seus direitos, a fim de promover o desenvolvimento e auxiliar os suinocultores.
Nos próximos meses a entidade irá divulgar a programação dos eventos de comemoração do aniversário da Acrismat.
Histórico – As primeiras granjas produtoras de suínos em Mato Grosso datam do início da década de 90 e foram construídas com o objetivo de agregar valor aos grãos produzidos na região; mas foi somente a partir da criação do Programa Granja de Qualidade, em 1995, regulamentado em 1996, que a criação de suínos teve maior desenvolvimento, sendo que o objetivo era a produção de suínos com alta tecnologia, obedecendo aos preceitos da Qualidade Total.
No Brasil, a soja e o milho são os principais produtos agrícolas que embasam a alimentação tecnificada de suínos. Hoje produzimos um quarto da soja no mundo e aproximadamente 6% do milho e, curiosamente, apenas 2,2% do suíno.
O Estado de Mato Grosso tem expressivo potencial para expandir seu rebanho de suínos, em virtude das seguintes características: 27% da soja brasileira, 5% do milho, baixíssima densidade por km² (apenas 0,8 suínos por km²), excelente nível sanitário, boa oferta de energia, infraestrutura de transporte e logística em consolidação, política ambiental exigente e bem fundamentada, conduzindo à sustentabilidade das operações.