Agricultores da República Checa bloquearam ruas no centro de Praga nesta segunda-feira em protesto contra as políticas agrícolas da União Europeia (UE). Os manifestantes planejavam entregar ao ministro da Agricultura, Marek Vyborny, uma carta com suas demandas, que incluem a retirada do país do Pacto Verde da UE, limitando o uso de produtos químicos e emissões de gases de efeito estufa. Alguns também pediram a renúncia do governo.
Embora grandes organizações que representam os agricultores checos não tenham participado e se distanciado do comício devido à associação de alguns organizadores com manifestações pró-Rússia, outros grupos planejam manifestações separadas na quinta-feira com colegas de países vizinhos e de outras nações.
- Clique aqui e garanta já a sua inscrição para a AveSui. O segundo lote encerra em 29 de fevereiro. Não perca!
Protestos semelhantes têm ocorrido em todo o bloco nas últimas semanas. Os agricultores reclamam que as políticas da UE, com 27 nações, são um “peso” financeiro e tornam seus produtos mais caros em comparação com as importações de fora. Embora a Comissão Europeia tenha feito algumas concessões, como o adiamento dos planos de redução no uso de agrotóxicos e outras substâncias, os protestos continuam se espalhando.