Redação (03/10/2008)- Agricultores da região Norte mobilizam-se para participar, na próxima quarta-feira (8), da Marcha a Brasnorte Acorda Brasil ! Amazônia é nossa!, organizada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), cujo intuito é discutir naquela cidade, temas relacionados à legislação, no que tange o direito constitucional de propriedade, demarcação de áreas, entre outros aspectos. De Sinop, conforme o vice-presidente do Sindicato Rural, Adelmo Zuanazzi, estima-se que aproximadamente oitenta produtores estarão mobilizados.
Segundo a Famato, as atividades iniciam por volta das 9h, com abertura da programação na praça central, exposição de mapas geográficos. Crianças e jovens devem acompanhar os trabalhos. À tarde serão realizados seminários. Entre os temas estão ”As questões fundiárias e indígenas que preocupam o setor produtivo”, com Leôncio Brito, presidente da Comissão Nacional de Assuntos Fundiários e Índigenas, ”Demarcação de terras indígenas no Brasil”, com Hilário Rosa, mestre em Ciências Humanas e Sociais, antropólogo, sociólogo e historiador, além de ”As principais discussões no Congresso Nacional”, com Homero Alves Pereira, deputado federal e presidente licenciado da Famato.
A marcha ocorre meses após a promovida com destino a Roraima, onde o tema central das discussões foi norteado pela ampliação da demarcação de áreas indígenas. Em Brasnorte, produtores também discutem esta temática, visando expor as questões relacionadas aos impasses agrários semelhantes aos vividos em Roraima.