A polícia holandesa atirou em um trator durante uma noite acalorada de protestos em fazendas e deteve três manifestantes, o mais recente incidente em uma série de protestos contra os planos do governo de reduzir as emissões de poluentes que muitos agricultores temem prejudicar seus meios de subsistência.
A polícia do norte da Frísia disse na quarta-feira que ninguém ficou ferido no incidente que envolveu tiros de advertência e direcionamento direto de um trator que se soltou de uma linha. A polícia disse que houve uma tentativa de dirigir em seus veículos e policiais.
Como os tiros foram disparados, uma investigação oficial sobre o incidente foi iniciada.
Agricultores holandeses irritados com os planos do governo de reduzir as emissões bloquearam estradas e centros de distribuição de supermercados por vários dias, provocando temores de escassez de alimentos .
A agitação entre os agricultores holandeses foi desencadeada por uma proposta do governo de reduzir as emissões de poluentes como óxido de nitrogênio e amônia em 50% até 2030. Os governos provinciais receberam um ano para formular planos para atingir a meta.
Espera-se que as reformas incluam a redução do gado e a compra de algumas fazendas cujos animais produzem grandes quantidades de amônia. Os agricultores argumentam que estão sendo injustamente visados ??e não estão recebendo nenhuma perspectiva para seu futuro.