Redação (22/05/06)- Seguindo mobilização nacional, agricultores catarinenses realizam nesta segunda-feira protestos nos municípios de Abelardo Luz, Araranguá, Campo Erê, Campos Novos e Mafra. A idéia é pressionar o governo federal, que promete pacote de auxílio ao setor na próxima quinta-feira.
Em Abelardo Luz, Oeste do Estado, os agricultores começaram a mobilização hoje, levando tratores, colheitadeiras e caminhões para as margens da SC-467, que liga o município a Xanxerê.
A rodovia deve ser bloqueada nesta segunda, na altura do quilômetro 16, entre 10h e 11h30min. Durante o ato haverá panfletagem e pronunciamento de autoridades.
Em Campo Erê, Extremo-Oeste, os agricultores também deve fechar rodovia, no caso a SC- 469, que liga a cidade à BR-282. A idéia é manter o bloqueio até quinta-feira, liberando o tráfego de hora em hora.
O vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), Enori Barbieri, disse que o setor manterá as mobilizações como uma forma de tentar levar o governo a atender as reivindica?es da categoria.
Uma das expectativas é de recursos para renegociar dívidas com terceiros, pois o setor público financiou apenas 30% do custeio do plantio.
Os atos estão sendo organizados pela Faesc, Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetaesc).
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul) desmobilizou os acampamentos na semana passada.
Para o coordenador da Fetraf-Sul, Altemir Tortelli, já ocorreram avanços, como o anúncio do Pronaf Comercialização, o aumento da verba do Pronaf para R$ 10 bilhões e a ampliação dos limites de financiamento em 25% a 30%.