A Holanda está evoluindo para uma cidade-estado. Em vez de cidades em uma paisagem agrícola, o país eventualmente consistirá em cidades com parques naturais e áreas rurais dispersas. Os atuais protestos dos agricultores e o debate sobre o nitrogênio fazem parte de um quadro maior.
Um caldeirão fervendo na lareira. Possivelmente esta é a imagem mais adequada para se pensar como está o debate sobre a agropecuária na Holanda.
Durante anos – especialmente após a Segunda Guerra Mundial – o calor se manteve sob aquele caldeirão. A Holanda precisava de suprimentos regulares de alimentos para evitar mais invernos de fome. Uma agricultura florescente surgiu nos anos pós-guerra. Legumes e frutas cresciam em estufas de última geração e enviávamos flores coloridas para todo o mundo. Nossos leites e queijos ganharam fama mundial e nossa suinocultura serviu de exemplo para muitos. Hoje, a Holanda é o segundo maior exportador agrícola mundial.
Tenho medo de que tudo isso mude. É importante a todos os países com relevância na suinocultura no mundo tomarem conhecimento do que está acontecendo na Holanda agora.