Redação AI 31/03/2005 – O Fundo para Alimentação e Agricultura (FAO) da Organização das Nações Unidas (ONU) enviou um especialista veterinário à Coréia do Norte para avaliar a proporção do surto de gripe aviária no país e oferecer assistência para a prevenção do avanço do vírus. Ele levará ao país kits para diagnosticar a doença. Ainda nos próximos dias serão enviados mais dois especialistas à capital do país Pyongyang, um da China e o outro da Austrália.
O país anunciou o seu primeiro surto de gripe aviária no último domingo. Segundo o governo, milhares de aves já foram sacrificadas para conter o avanço da influenza, mas não houve registro de casos em humanos. A Coréia do Norte não divulgou detalhes sobre os casos e tampouco que variante do vírus foi encontrada. O governo comunicou à FAO que os animais doentes foram encontrados em duas a três fazendas.
Notícia publicada na agência de notícias sul coreana Yonhap alerta que as autoridades da Coréia do Norte estão tendo dificuldade para conter a doença, que avança rapidamente pelo país.
A FAO realizará em breve um workshop sobre gripe aviária na Coréia do Norte com o objetivo de melhorar os métodos de prevenção à doença no país, segundo informa a ONU. As informações são da Dow Jones.