Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Entidades

Alerta do Sindirações

Entidade nacional enaltece importância da análise de risco em reunião com secretário de Defesa Agropecuária do Mapa.

Em reunião entre os executivos da cadeia industrial de produção animal – Sindirações, Ubabef, Abiec, Abipecs e Sindan – com o Dr. Francisco Ferreira Jardim, Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em São Paulo, o vice-presidente executivo do Sindirações, Ariovaldo Zani ressaltou a importância da análise de risco.

De acordo com Zani, a análise de risco deve ser o parâmetro de decisão para determinação da segurança no uso dos agentes melhoradores de desempenho e sua hipotética resistência transmitida aos seres humanos, conforme decisão da 34ª Edição da Comissão do Codex Alimentarius realizada em de Julho com representantes da ONU – FAO, OIE e OMS – e mais 600 outros (dentre eles especialistas brasileiros do Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários do Ministério da Agricultura e da Gerência de Qualificação Técnica em Segurança de Alimentos da Anvisa). “A conclusão valoriza o princípio da certeza e postula que o discutível desenvolvimento de resistência aos antimicrobianos de relevância humana e veterinária deve ser desmistificado cientificamente, ao contrário do não fundamentado princípio da precaução”,  afirma Zani.

Além de discutir a questão referente às analises de risco, os executivos debateram embargo Russo aos produtos de exportação brasileiros e alguns pontos da agenda positiva que a entidade mantém com o Mapa, principalmente, os temas relacionados com os gargalos nos procedimentos de comércio exterior de mercadorias, ou seja, importação de insumos e exportação de rações, aditivos; agilidade no registro e cadastro de produtos para alimentação animal e emissão de licenças; equalização da interpretação da legislação específica vigente.

Sobre o Sindirações

O Sindirações, Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal, foi fundado em 1953, e é hoje o principal representante da indústria brasileira de ingredientes, premixes, concentrados, suplementos e rações para animais. Com sede em São Paulo, no edifício da Fiesp, a entidade reúne cerca de 150 associados – que representam cerca de 90% do mercado comercial de produtos destinados à alimentação animal –, é membro fundador a FEED LATINA, Associación de las Industrias de Alimentación Animal da America Latina Y Caribe e membro do Board da IFIF – International Feed Industry Federation.

Mais informações: www.sindiracoes.org.br.