Em reunião entre os executivos da cadeia industrial de produção animal – Sindirações, Ubabef, Abiec, Abipecs e Sindan – com o Dr. Francisco Ferreira Jardim, Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em São Paulo, o vice-presidente executivo do Sindirações, Ariovaldo Zani ressaltou a importância da análise de risco.
De acordo com Zani, a análise de risco deve ser o parâmetro de decisão para determinação da segurança no uso dos agentes melhoradores de desempenho e sua hipotética resistência transmitida aos seres humanos, conforme decisão da 34ª Edição da Comissão do Codex Alimentarius realizada em de Julho com representantes da ONU – FAO, OIE e OMS – e mais 600 outros (dentre eles especialistas brasileiros do Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários do Ministério da Agricultura e da Gerência de Qualificação Técnica em Segurança de Alimentos da Anvisa). “A conclusão valoriza o princípio da certeza e postula que o discutível desenvolvimento de resistência aos antimicrobianos de relevância humana e veterinária deve ser desmistificado cientificamente, ao contrário do não fundamentado princípio da precaução”, afirma Zani.
Além de discutir a questão referente às analises de risco, os executivos debateram embargo Russo aos produtos de exportação brasileiros e alguns pontos da agenda positiva que a entidade mantém com o Mapa, principalmente, os temas relacionados com os gargalos nos procedimentos de comércio exterior de mercadorias, ou seja, importação de insumos e exportação de rações, aditivos; agilidade no registro e cadastro de produtos para alimentação animal e emissão de licenças; equalização da interpretação da legislação específica vigente.
Sobre o Sindirações
O Sindirações, Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal, foi fundado em 1953, e é hoje o principal representante da indústria brasileira de ingredientes, premixes, concentrados, suplementos e rações para animais. Com sede em São Paulo, no edifício da Fiesp, a entidade reúne cerca de 150 associados – que representam cerca de 90% do mercado comercial de produtos destinados à alimentação animal –, é membro fundador a FEED LATINA, Associación de las Industrias de Alimentación Animal da America Latina Y Caribe e membro do Board da IFIF – International Feed Industry Federation.
Mais informações: www.sindiracoes.org.br.