Redação AI 04/08/2005 – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Superintendência Federal de Agricultura do Distrito Federal, apreendeu ontem, dia 03, na cidade satélite de Taguatinga mais de 10 toneladas de frango congelado da marca “Galinha Leve e Saborosa”.
O produto estava com excesso de água na carcaça, chegando em algumas amostras a um percentual superior a 22%. O limite de água permitido pelo ministério no frango é de 7%.
Com o trabalho do Ministério da Agricultura, foi possível impedir que o produto chegasse às gôndolas dos supermercados disse o superintendente federal de Agricultura, Gilvando Galdino.
Nesta ação também foram apreendidos 800 kg de queijo contaminado com salmonela.
Segundo Galdino, a inspeção ocorreu a partir da denúncia de um consumidor. Na semana passada fiscais federais colheram amostras da carne de frango e do queijo. A comercialização foi suspensa e as amostras enviadas para um laboratório credenciado.
O resultado das análises chegou no final da tarde de terça na Superintendência de Agricultura do DF. Foram confirmadas as suspeitas de fraude e da contaminação. O queijo será incinerado e o frango doado a entidades filantrópicas cadastradas no programa Fome Zero.
Estamos seguindo todas as determinações do ministro Roberto Rodrigues no combate às fraudes tanto em produtos de origem animal como vegetal afirmou Galdino.
Ele acrescentou que todas as ações do Ministério da Agricultura vão ao encontro dos interesses do consumidor “que não pode continuar refém deste tipo de prática comercial”.