Abraham e Ravindran, da Faculdade Medicina Veterinária e Ciências Animais de Pookot (Índia), estudaram um sistema de alimentação de patos com resíduos de camarão para produção de ovos mais saudáveis para o consumo humano. A pesquisa foi publicada no Jornal Internacional de Ciência Avícola.
O estudo foi feito em uma produção de ovos de pato localizada na faixa costeira de Aroor, no estado de Kerala, na Índia. A pesquisa foi realizada através de um questionário para coletar dados socio-econômicos que afetam a produção e a criação. Esse é o único sistema em que as aves foram alimentadas com resíduos de camarão fresco (FPW, sigla em inglês), um produto da indústria de camarões processados.
A qualidade interna e externa dos ovos postos por patos alimentados com esses resíduos foram comparados com os demais ovos do mercado. O estudo revelou que esse sistema é mais econômico, em comparação com qualquer outro tipo de alimentação utilizado em outras criações da região. Os resíduos de camarão fresco, além de incorporarem uma cor avermelhada à gema do ovo (devido ao pigmento xanteno), também aumenta consideravelmente o peso dos ovos e a qualidade da casca e da clara.
O estudo prova como um produto residual, que causa poluição ao meio ambeinte, pode ser utilizada de forma eficaz e economicamente viável para a produção de alimentos de alta qualidade sob a forma de ovos para o consumo humano.
* Tradução Avicultura Industrial