Iniciada há apenas três meses, a campanha de fortalecimento do Selo Empresa Amiga da Suinocultura já triplicou o número de participantes. O projeto desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) reúne hoje 36 empresas, que juntas triplicaram igualmente o volume financeiro que vinha sendo arrecadado mensalmente. Para o presidente da ABCS, Irineu Wessler, esta reação positiva demonstra que as empresas amigas estão investindo diretamente na aposta da entidade que visa ampliar em dois quilos per capita o consumo de carne suína no país, no prazo de três anos, o que representaria um aumento do plantel da ordem de 200 mil matrizes.
Wessler está confiante que o número de participantes ainda vai crescer consideravelmente. Só no curto prazo, a ampliação do projeto envolve um universo de mais 40 empresas, entre as que serão visitadas e as que já se encontram em fase de negociação. “A receptividade tem sido excelente, as empresas têm acreditado no trabalho da ABCS e se conscientizado que o investimento na consolidação do mercado interno é a melhor alternativa para emprestar sustentabilidade econômica à cadeia produtiva do setor”.
Participam do projeto representantes de todas as áreas que comercializam insumos ou prestam serviços para os suinocultores, como as empresas de genética, nutrição, medicamentos, equipamentos, entre outras.
Valorização do Selo
“Para nós, é muito importante que as empresas percebam o valor que os suinocultores estão dando a estas contribuições”, acentuou Irineu Wessler, que garante maior visibilidade às marcas das empresas amigas em todas as ações realizadas pela ABCS. “Vamos abrir espaço no jornal Argumento Suíno, vamos falar das empresas amigas em todas as palestras da entidade, e abrir espaço específico para elas em reuniões que reúnam os produtores”, concluiu o presidente.
Nessa nova fase, o Selo Empresa Amiga da Suinocultura contribui diretamente com o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), por meio do financiamento das ações de reestruturação dos mecanismos de oferta e de comercialização da carne suína no país. Tendo como meta inicial o aumento do consumo em dois quilos per capita, passando de 13kg para 15kg, o projeto empregará os recursos na geração de conhecimento, na produção, na industrialização, e, principalmente, na área de comercialização da carne suína.
“Nosso intuito é mobilizar as diversas áreas, gerando um sentimento de pertencimento da cadeia. Um dos primeiros passos é incrementar o consumo de carne suína nas próprias cozinhas industriais das empresas que fazem parte do Selo, para que seus colaboradores se sintam parte integrante da nossa cadeia e, assim, amplifiquem a importância do trabalho e os resultados deste projeto”, completa Wessler.
O Selo já possibilitou a ABCS desenvolver, desde 2007, a campanha “Um Novo Olhar sobre a Carne Suína”. Sucesso nos locais onde foi implementada, a campanha apresentou um considerável aumento das vendas de carne suína, registrando acréscimos de 50% a 238% nas vendas.
A segunda fase da campanha de fortalecimento do Selo Empresa Amiga da Suinocultura vai de janeiro a março de 2010.
Veja abaixo as empresas participantes do Selo Empresa Amiga da Suinocultura:
· Agroceres Nutrição Animal
· Agroceres Pic
· Alltech
· Bayer
· Boehringer
· Casp
· DB-DanBred
· Editora Animal World
· Eli Lilly – Elanco
· Evialis/Purina
· Formil Veterinária
· Fort Dodge Saude Animal
· Genetiporc
· Gessulli Agribusiness
· Grupo Agro
· Interchange
· Intervet
· Pfizer
· Maxi Nutrição Animal
· Merial
· Microvet
· Mig Plus
· Multimix Nutrição Animal
· Novartis
· Nutron
· Pen Ar Lan
· Pfizer
· Polinutri
· Saf do Brasil
· Sanphar
· Schering Plough
· Suinos & Cia
· Suinos.com
· Topigs
· Tortuga
· Vitagri