Ao longo dos 24 anos de história e trabalho da ANDAV – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários, recém-completados no último dia 18 de outubro, a profissionalização e o fortalecimento do setor de distribuição, por meio do crescimento de seus Associados, foram os principais focos e objetivos da Associação.
Com a chegada das diversas tecnologias que atuam nas diferentes áreas, como na produção, aplicação de produtos, armazenagem e distribuição, o produtor brasileiro está mais capitalizado, mais técnico, mais informado, mais organizado e pronto para buscar novos desafios e novas melhorias para seu negócio.
“A ANDAV tem como propósito proporcionar a menor distância entre a tecnologia e o produtor. O distribuidor associado tem a proximidade com o produtor rural, é ele que apresenta soluções, orienta, leva novas tecnologias, gerencia a logística e faz com que os insumos cheguem em perfeitas condições até o campo”, enfatiza Carlos Henrique Nottar, presidente do conselho diretor da ANDAV.
O principal desafio da ANDAV para os anos futuros é promover a unicidade em todo o setor de distribuição. “Nosso objetivo daqui para frente é trazer as Associações Estaduais para dentro da Nacional. Esta integração possibilita maior atuação frente ao setor, a definição de um objetivo comum, e que desta forma, é mais fácil de atingir e maior representatividade e coesão de todas as associações dos distribuidores de insumos agropecuários”, pontua Humberto Nagata, gerente de marketing e relacionamento da ANDAV.
O diretor ANDAV representante da Bahia, Leandro Cecchele, reforça a necessidade da Associação buscar por mais empresas associadas. “A ANDAV trilhou um grande caminho nos últimos anos, está sendo mais respeitada e valorizada. O desafio da atual e das próximas diretorias é trazer cada vez mais empresas para a Associação”, afirmou.
Outros desafios assumidos pela ANDAV são prosseguir e aumentar os investimentos em capacitação profissional para seus Associados, buscar informações rotineiramente e sempre estar à frente do mercado local e nacional para avaliar os possíveis cenários futuros e antecipar as ações e estratégias que os Associados poderão necessitar.
O vice-presidente da ANDAV, Salvino Camarotti, empresário de Pernambuco reforça o papel do distribuidor, personagem principal da Associação. “A distribuição agrega valor, gera trabalho e renda, desenvolve e dissemina tecnologia para todo o setor. O distribuidor deseja que seu cliente, o agricultor, tenha mais sucesso, aumente seu lucro e produza ainda mais. Nosso Associado possui valor dentro da cadeia da agricultura”, afirma.
Para Francisco Ricardo de Toledo, também Diretor ANDAV no estado de São Paulo, o setor vem se profissionalizando devido às iniciativas da Associação. “A gente percebe que o trabalho vem sendo consolidado, que a grande maioria dos distribuidores começou a conhecer melhor as ações da ANDAV e que os fornecedores estão nos apoiando. Hoje temos acesso direto a várias câmaras setoriais, ao Governo Federal e aos Estaduais e a todas as outras associações vinculadas ao agronegócio. Isso faz com que a gente tenha maior representatividade no setor, galgando assim melhores condições para a distribuição de defensivos agrícolas”, comentou.
A ANDAV, assim como fez durante os 24 anos, continua sua missão em estar próxima ao Associado, oferecendo subsídios para que ele continue crescendo futuramente.