Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

AGRONEGÓCIO

Anffa Sindical expressa preocupação com concurso do MAPA devido à ausência de provas específicas

De acordo com o Anffa Sindical, representante dos servidores da área, o governo federal não estabeleceu diretrizes que garantam uma seleção qualificada dos candidatos de diferentes formações

Abstract blur background. English multiple choice test
Abstract blur background. English multiple choice test

No anúncio feito nesta quarta-feira (10), o edital do Concurso Nacional Unificado revela a abertura de 200 vagas para a carreira de auditor fiscal federal agropecuário, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). De acordo com o Anffa Sindical, representante dos servidores da área, o governo federal não estabeleceu diretrizes que garantam uma seleção qualificada dos candidatos de diferentes formações, como engenheiro agrônomo, médico veterinário, químico, farmacêutico e zootecnista. Essa falta de especificidade pode comprometer as atividades de defesa agropecuária após a incorporação dos novos servidores. O sindicato argumenta que é essencial a realização de uma prova específica, além da prova objetiva comum para os mais de 6 mil candidatos concorrendo às diversas carreiras federais.

O Anffa Sindical também alerta para a demora na condução do concurso. Seguindo o cronograma apresentado, o controle agropecuário enfrentará uma lacuna no quadro de auditores até o segundo semestre do ano, impactando as operações em frigoríficos e plantações, bem como a fiscalização de produtos em portos e aeroportos. Atualmente, aproximadamente 20% dos 2,3 mil auditores agropecuários em atividade estão elegíveis para aposentadoria.