[quotes_menu]

Apenas 3,2% de credores na Avestruz Master

<p>Apenas 3,2% de credores se cadastram para votação na assembléia geral.</p><p></p><p></p>

Redação AI (13/04/06)- Apenas 3,2% dos credores da Avestruz Master fizeram o recolhimento digital das assinaturas para votação na assembléia geral de credores, marcada para o dia 28 no Estádio Serra Dourada. Até as 17h30 de ontem, 2.041 clientes da empresa cadastraram suas digitais. O banco de informações da GFK Consultoria tem 53.445 pessoas, mas o número de credores que devem participar da coleta de digital pode ser bem maior: 57.605. A justiça incluiu 5,1 mil nomes e excluiu 940 pessoas da lista de credores entregue pela empresa.

A coleta termina na próxima quinta-feira. As agências do Vapt-Vupt funcionam normamente hoje, mas entram em recesso até domingo em virtude do feriado da Semana Santa. O administrador judicial e gestor interino da empresa, Sérgio Crispim, justifica a baixa participação dos credores pela característica do brasileiro de deixar tudo para última hora. Sérgio projeta movimentação intensa nos dias que vão anteceder ao fim do prazo para o cadastramento. Mas os clientes da Avestruz Master têm outras justificativas: pane no sistema.

O investidor Jucelino Pereira assegura que procurou as agências Vapt-Vupt por três vezes mas não conseguiu efetuar o registro de sua digital porque o sistema estava fora do ar. Jucelino está preocupado com os problemas no sistema às vésperas da realização da assembléia. Temo não conseguir fazer a coleta a tempo. O prazo está acabando. Nos três dias que procurei as agências tive que ir embora porque não havia previsão de reestabelecimento do sistema, reclama.

De acordo com o diretor técnico da GFK Consultoria, George Villasboas, os problemas estão sendo registrados desde o primeiro dia do recolhimento digital devido a uma falha no sistema de comunicação da Agência Goiana de Administração e Negócios Públicos (Aganp). A pane é reflexo dos dados volumosos com os quais as agências Vapt-Vupt trabalham. Segundo o diretor-técnico, em suma, o sistema fica fora do ar em horários de pico – das 10 às 16 horas.

A pane também é reflexo do fato de termos pulado as etapas de testes no equipamento devido à urgência do processo. O juiz Carlos Magno Rocha Silva, da 11 Vara Cível de Goiânia determinou que fosse usado o sistema Vapt-Vupt uma semana depois da vigência da coleta. Por isso o processo foi montado com urgência, diz. O alto volume de dados da Avestruz Master somou-se a outras informações pesadas no sistema do Vapt-Vupt, como da Saneago, que, segundo ele, prejudicou a operação.

A Aganp está colaborando muito para o bom andamento do processo. O problema é o volume de dados, reitera. George Villasboas quer sanar o problema com a instalação de um sistema de comunicação da GFK no Vapt-Vupt.