Após ter levantado R$ 450 milhões na oferta pública inicial de ações (IPO), há um mês, a brasileira WDC Networks investe para ampliar sua oferta de locação de equipamentos e software em infraestrutura de redes de banda larga e segurança patrimonial. Além disso, estuda oferecer energia fotovoltaica como serviço, em 2022.
“É um modelo muito resiliente, especialmente em momentos de crise, quando as empresas têm dificuldade em fazer investimento em tecnologia”, disse ao Valor Vanderlei Rigatieri, fundador e presidente da WDC. Embora os mercados corporativo e de telecomunicações sejam as maiores fontes de receita da empresa, o segmento de energia solar “vem crescendo como um foguete”, segundo o executivo.
No início da pandemia, a WDC montou uma fábrica para produzir kits de geração de energia fotovoltaica em Extrema (MG), de olho nas fazendas solares do Vale do Jequitinhonha (MG) e na demanda do agronegócio na região Centro-Oeste.
O modelo de tecnologia como serviço, oferecido pela empresa desde 2013, gerou uma receita R$ 60,3 milhões no segundo trimestre, ou 21,8% da receita líquida total de R$ 276,7 milhões. No período equivalente de 2020, a receita com locação somou R$ 52 milhões, o que equivale a 32,5% da receita de R$ 160,2 milhões.
Em telecomunicações, segundo o presidente, metade da receita vem do aluguel de infraestrutura de fibra óptica. “É um segmento mais maduro na adoção deste modelo”, afirma.
As vendas totais em telecomunicações somaram R$ 217 milhões no segundo trimestre, um avanço de 38,6% em relação ao mesmo intervalo de 2020, e representaram 55,5% das vendas totais da empresa entre abril e junho. O mercado corporativo gerou R$ 173,6 milhões em vendas totais, com um avanço de 130,4% sobre o reportado um ano antes.
Criada em 2003, com foco em redes sem fio, a WDC decidiu mirar na oferta de equipamentos para redes de banda larga por fibra óptica em 2011. A ideia surgiu após Rigatieri ter percorrido 50 mil quilômetros pelo país, de caminhonete, visitando provedores regionais de internet. “Na volta dessa viagem acordei para o tamanho do potencial que esses provedores tinham.”
Desde 2012, a empresa conta com uma fábrica em Ilhéus (BA) para nacionalizar modems de fibra óptica, equipamentos de telefonia por internet (IP) e câmeras de vigilância.
Para reduzir o impacto da escassez global de semicondutores e da crise portuária, a empresa investiu em uma rota alternativa de importação pelo Panamá e fez pagamentos antecipados aos fornecedores da Ásia. “Neste mês, em particular, estamos sentindo mais atraso nas entregas”, diz o executivo.
Outro ponto que afeta os preços é o salto no valor do contêiner, de US$ 2 mil, antes da pandemia, para US$ 14 mil, atualmente. “Isso pesa”, afirma Rigatieri. Nesse sentido, segundo ele, a oferta de tecnologia como serviço alivia os resultados da empresa.
Depois de passar a crise sanitária, a WDC pretende ampliar as operações internacionais em seus escritórios na Colômbia, nos Estados Unidos e no Panamá, incluindo uma operação comercial no Panamá e ampliação do portfólio de vendas para o segmento de energia solar, na América Latina. Segundo ele, há uma situação favorável para o segmento nesses países.
Fusões e aquisições também estão em análise pela empresa, que passou a ser mais procurada após o IPO. Hoje, a WDC tem sete negociações em análise, com a expectativa de fechar negócios em até um ano.
“É importante selecionarmos empresas complementares ao nosso negócio, principalmente para alavancar o modelo de tecnologia como serviço”, diz Rigatieri. Empresas especializadas em projetos de engenharia de rede também estão no radar.
Em 18 anos de empresa, a WDC fez duas aquisições: a Axion Distribuidora, com foco em segurança, redes e administração predial, em agosto de 2018; e a Munddo Distribuidora, especializada em sistemas inteligentes para automação residencial e predial, comprada em janeiro de 2019.
Entre abril e junho, a empresa apresentou lucro líquido ajustado de R$ 25,2 milhões, com um avanço de 89,2% sobre o resultado do segundo trimestre do ano passado. O lucro ajustado exclui despesas do modelo de remuneração variável
baseado em ações — pago após a abertura de capital — e custos com o processo do IPO.
A dívida líquida da empresa foi de R$ 630,3 milhões, sendo 21,3% acima do valor registrado há um ano. O resultado reflete investimentos no crescimento do modelo de locação e em capital de giro relacionado à estratégia de crescimento da companhia, informou a WDC em seu balanço.