No dia 30 de março, a Associação Paranaense de Suinocultores (APS) completa 40 anos de existência. Fundada no ano de 1971 em Assembléia realizada na Associação Comercial e Industrial de Guarapuava, hoje tem como sede e foro a cidade de Curitiba. Desde o ano de sua fundação 14 diretorias passaram pela entidade e desde 02 de fevereiro de 2010 tem como Presidente Carlos Francisco Geesdorf e Vice-Presidente José de Paula Jorge Filho.
Nestas quatro décadas a missão da APS foi promover, organizar, difundir e desenvolver a suinocultura no estado, priorizando a solução dos problemas técnicos-científicos, sociais, econômicos e políticos e ainda defender os interesses dos associados nas esferas Municipais, Estaduais e da União.
Com o objetivo de estreitar a comunicação e o trabalho entre a APS e o produtor, atualmente a Associação conta com 4 Núcleos Regionais sendo, Assuinoeste (Toledo), Assuinopar (Arapongas), ARSS (Francisco Beltrão) e Suinosul (Curitiba) e mais 48 Núcleos Municipais localizadas nas principais regiões produtoras de suínos do estado do Paraná.
A Associação Paranaense de Suinocultores (APS) tem sua abrangência em todo estado do Paraná, totalizando 399 Municípios, tendo atualmente em torno de 4.000 sócios em seu quadro, que estão divididos em produtores independentes e produtores integrados, vinculados principalmente a cooperativas. Com uma população de 300.000 (trezentas mil) matrizes de suínos aproximadamente, sendo responsável por 10% do volume de exportação nacional de carne suína e com um faturamento em 2009 de U$$ 97 milhões de dólares, o estado do Paraná é o terceiro maior produtor de suínos do Brasil.
A gestão atual tem primado por desenvolver várias ações que tem como objetivo fortalecer a atividade no estado do Paraná, criando alternativas de agregação de valor, com as campanhas de aumento de consumo da carne suína, confecção de novos cortes, treinamentos da mão de obra das Agroindústrias. Mostrar para as pessoas o sabor e o valor nutricional que a carne suína possui, assim como, trabalha politicamente as questões relacionadas a Sanidade, Sustentabilidade Econômica da atividade, Sustentabilidade Ambiental, voltada principalmente para a solução da geração de dejetos e da redução da emissão dos gases de efeito estufa. Como exemplos destas ações podemos citar o I Congresso Latino Americano de Suinocultura e Sustentabilidade Ambiental que acontecerá em Setembro, a criação da Bolsa de Suínos em fase final de estruturação, participação na discussão de Projeto de Lei de regulamentação das relações contratuais do sistema de integração no Congresso Nacional, mudança na Legislação do Código Ambiental, estudos para a redução da Carga Tributária na atividade e outras ações de interesse dos produtores.