O evento celebra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, nos dias 18 e 19 de outubro de 2024.
A cerimônia de abertura da 3ª edição do APTA Porta Abertas ocorreu no Instituto Biológico, na Vila Mariana, nesta sexta-feira, (18/10), e contou com a presença do secretário executivo de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Edson Fernandes, que parabenizou as ações dos institutos em prol da agricultura paulista e da alimentação da população, promovendo segurança alimentar.
“A abertura dos institutos da Secretaria de Agricultura para a população tem a principal finalidade de difundir a ciência por trás dos alimentos e da produção agropecuária. Principalmente neste contexto em que a nossa economia torna-se cada vez mais pujante pela ampliação do agronegócio paulista e brasileiro, fornecer a oportunidade aos nossos jovens de conhecer quem sustenta isso tudo é essencial”, acrescentou Fernandes durante a solenidade.
O intuito do “Apta Portas Abertas” é proporcionar ao público um momento para conhecer de perto os trabalhos realizados pelos institutos e interagir com pesquisadores. A cerimônia de abertura foi conduzida pela diretora-geral do Instituto Biológico, Ana Eugênia de Carvalho Campos.
A anfitriã detalhou aos 35 jovens estudantes que participaram da cerimônia da abertura a importância do Instituto Biológico para a saúde animal e vegetal da agropecuária paulista e nacional. “O IB realiza um importante trabalho para a alimentação da população, preservação ambiental, manutenção da qualidade do solo e o objetivo do dia de hoje é mostrar a vocês como esse processo ocorre”, comentou a diretora.
Os diretores dos Institutos de Pesca, Biológico e Economia Agrícola, tiveram a oportunidade de compartilhar com as crianças, em exemplos práticos, como as inovações tecnológicas aplicadas nas pesquisas podem impactar positivamente a produção agrícola, a preservação ambiental e a vida cotidiana.
O coordenador da Apta, Carlos Nabil, exaltou a importância do Apta Portas Abertas para a população. “A relevância de nossa agricultura passa pela produção de conhecimento dos institutos da APTA e pelo trabalho da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Nossas unidades estão espalhadas pelo estado e difundem para os produtores o que há de mais moderno, vocacionado cada vez mais os que produzem alimentos”, comentou Nabil.
Durante dois dias, o público tem a oportunidade de visitar laboratórios, participar de palestras, conhecer os projetos desenvolvidos por cada instituto e conversar com os pesquisadores responsáveis por avanços em diversas áreas, como agricultura, pecuária, piscicultura, economia agrícola, biotecnologia, conservação de alimentos e segurança alimentar.
Além de destacar o papel da ciência no progresso do agronegócio paulista e nacional, o evento é uma excelente oportunidade para estudantes, profissionais do setor e o público em geral descobrirem como as inovações tecnológicas aplicadas nas pesquisas podem impactar positivamente a produção agrícola, a preservação ambiental e a vida cotidiana.
As unidades participantes incluem o Instituto Agronômico (IAC-Apta), Instituto Biológico (IB-Apta), Instituto de Pesca (IP-Apta), Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), Instituto de Zootecnia (IZ-Apta), Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-Apta) e a Apta Regional.
Cada instituto preparou uma programação especial, com atividades interativas, visitas guiadas aos laboratórios e demonstrações tecnológicas, oferecendo ao público uma visão única dos avanços científicos que impactam diretamente o setor agropecuário e o cotidiano da sociedade.
Fonte: Assessoria de Comunicação