Redação AI 30/05/2005 – O grupo paulista Aravestruz, que possui uma fazenda de criação de aves no distrito de Caracará, em Sobral (CE), a 180 quilômetros de Fortaleza, prevê concluir ainda este ano um programa de investimentos calculado pelo presidente Maurício Lupifieri, em R$ 24 milhões, no global. Os recursos, com parte do financiamento do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), contemplam obras de infra-estrutura da área de 1200 hectares, que abriga 1.100 reprodutores, construção da fábrica de ração, da central de incubação e de um abatedouro-frigorífico.
Vencidas as etapas de estruturação da área e da unidade de ração, com capacidade de produção de duas toneladas/hora, o empresário acerta os últimos detalhes para colocar em funcionamento a central de incubação, com salas de nascedouro em condições de abrigar 240 ovos em cada uma das 12 máquinas, e de 15 incubadoras, adquiridas por R$ 37 mil -custo individual por equipamento – com capacidade para 100 mil ovos/ano.
Os equipamentos foram instalados e dependem somente dos ajusteis finais. Lupifieri diz que a unidade começa a operar ainda na primeira quinzena de junho. O sistema envolve uma central computadorizada para controlar as operações, que podem ser monitora-das via internet.